Papel Manteiga


DICA DE VINHO - GRACIA DE CHILE MURMULLO MERLOT

Na semana passada o supermercado Wal-Mart anunciou uma promoção nos preços de vinhos que trouxe um belo exemplar do tão procurado custo/benefício, um Merlot da Viña Gracia de Chile, da linha Reserva, com preço próximo de 15 reais.

Há uns dois anos eu pude provar alguns vinhos desta vinícola chilena numa feira aqui em SP. Eram vinhos considerados "top" da casa, e eram excelentes, dos melhores provados na ocasião. Apesar do vinho anunciado ser de uma das linhas básicas, resolvi comprar algumas garrafas.

Vale a pena. Feito com uvas do Valle Rapel, ao sul da capital chilena, Santiago, passa seis messes em barris de carvalho francês, resultando num vinho bem feito e equilibrado, bastante aromático e saboroso, pronto para beber. E 15 reais mais ou menos a garrafa é uma bela pechincha.

No último sábado (27/06) a loja Wal-Mart do Jabaquara tinha caixas e caixas deste Merlot e também de Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Não sei até quando vai a promoção, mas a importação foi feita pelo próprio supermercado, e será muito interessante se continuar, ainda mais com a possibilidade de obter promoções como estas.



Escrito por Lavi às 14h11
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Cupcake recheado com geléia e cobertura de chocolate

Fiquei navegando horas pelo site da Martha Stewart e poderia ter ficado outro tanto de horas. É simplesmente sensacional! Uma receita melhor do que a outra, já está entre os meus sites favoritos. Aproveitei que o bolinho tinha cobertura, e continuei na minha incasável tarefa de aprender a usar os bicos de confeiteiro. Como você pode perceber, não foi desta vez, uniformidade zero. Bem, esta não será uma tarefa fácil, mas continuarei  tentando.



RECEITA - Cupcake recheado com geléia e cobertura de chocolate
Rendimento 12

Ingredientes
1 xícara de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
3/4 xícara de açúcar granulado
2 ovos grandes, temperatura ambiente
1 1/2 colher de chá de essência de baunilha
1/2 xícara mais 2 colheres leite integral
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 xícara de cacau em pó
1/4 xícara de geléia de framboesa (usei de morango)
12 framboesas, para guarnecer (não tinha)

Modo de preparo

1.Preaqueça o forno a 200ºC graus. Prepare uma forma de muffin de 12 bolinhos colocando uma forminha de papel em cada copinho. Combine a farinha, o fermento e 3/4 de colher de chá de sal. Em uma tigela grande, usando uma batedeira, bata o açúcar granulado e 1/2 xícara manteiga até obter um creme fofo. Bata os ovos, um de cada vez. Acrescete 1 colher de chá de baunilha. Com a batedeira em velocidade baixa, bata a mistura de farinha em duas partes, alternando com 1/2 xícara de leite.

2. Distribua a massa na assadeira de muffin. Asse até que um palito, quando inserido no centro do bolo, saia limpo, cerca de 20 minutos. Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos. Transfira para uma grade para esfriar completamente.

3.Enquanto isso, penenire o açúcar de confeiteiro, o cacau, e 1/4 colher de chá de sal. Em uma tigela grande, usando a batedeira, bata 1/2 xícara de manteiga até obter um creme fofo. Com a batedeira em velocidade baixa, acrescente gradualmente a mistura de cacau, raspando os lados da tigela para baixo, conforme necessário. Adicione gradualmente as 2 colheres do leite e 1/2 colher de chá de baunilha. Bata até a cobertura ficar leve e fofa.

4. Montagem, com um cortador pequeno ou uma colher, faça um furo no meio de cada bolinho. Preencha cada furo com 1 colher de chá de geléia, tampe e cubra com o cobertura de chocolate.



Tradução livre desta receita Jam Cupcakes with Chocolate Frosting



Escrito por Naninha às 10h36
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DICA DE VINHO - FANTAIL PINOTAGE

Como a África do Sul entrou definitivamente no radar com a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, aqui vai uma dica de um bom vinho deste país, que é um dos bons produtores do chamado "Novo Mundo".

Este vinho traz a uva Pinotage, um cruzamento de Pinot Noir com Cinsault, que já se tornou um símbolo da África do Sul.

O Fantail Pinotage é daqueles vinhos fáceis de beber, que agradam a todo tipo de paladar. Leve e saboroso, é bem aromático e equilibrado no paladar.

O vinho é produzido pela tradicional Morgenhof Estate, fundada em 1692, e é comercializado no Brasil pela Expand. Preço de catálogo: R$ 55 (nem sempre aparece na loja online). Vale a pena dar uma chance a ele :-)

Morgenhof Fantail Pinotage



Escrito por Lavi às 15h38
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Mini torta de amêndoas

Esta tortinha foi feita com uma mistura de técnicas da confeitaria. Basicamente os ingredientes foram ovo, farinha açúcar e leite. Ficou uma delícia. Neste caso, escolhi as amêndoas, pois elas estavam lá 'dando sopa na geladeira'. Para a torta, usei massa brisée, recheada com creme patissiére (ou creme de confeiteiro e amêndoas em lascas tostadas e cobertura de merengue italiano. O único problema foi que eu bati muitas claras e sobrou um monte de merengue. Resultado, comi colheradas de merengue antes de descartar o que havia sobrado. Todas as receitas foram tiradas do excelente e explicativo livro '400g Técnicas de Cozinha'.

RECEITA - Torta de Amêndoas

Massa Brisée
Ingredientes
250g de farinha de trigo
25g de açúcar
125 de manteiga sem sal gelada
1 ovo
2 colheres de sopa de água gelada
sal

Modo de Preparo
Peneire junto a farinha, o açúcar e uma pitada de sal. Acrescente a manteiga dividida em pedaços pequenos, inconcorprando-a com a ponta dos dedos, até formar uma farofa. Acrescete o ovo e a água e amasse com delicadeza apenas até formar uma massa. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar na geladeira por no mínimo 30 minutos. Abra com filme plástico, veja como aqui . Enforme e asse por cerca de 20 minutos em forno preaquecido (200ºC).

Creme Pâtissière
Ingredientes
4 gemas
80g de açúcar
40g de amido de milho
500ml de leite
1/2 fava de baunilha (que foi substituída por 1 colher de sopa de essência de amêndoa)

Modo de preparo
Bata as gemas com o açúcar e o amido de milho até obter uma mistura cremosa (precisei acrescentar um pouco do leite para obter tal cremosidade). Numa panela, ferva o leite. Retire do fogo e incorpore aos poucos à mistura de gemas, mexendo sempre. Colte a mistura à panela e conzinhe em fogo baixo, mexendo, até engrossar. Retire da panela, deixe esfriar e recheie as tortinhas.

Merengue Italiano
Ingredientes
A proporção básica é de 240ml de claras para 505 g de açúcar e 200ml de água.

Modo de Preparo
Faz-se uma calda com açúcar e água a 112°C, que deve então ser despejada em fio (com a batedeira ligada), aos poucos sobre as claras já batidas em neve. As claras são batidas até que o merengue esteja completamente frio. Depois de frio, coloque as amêndoas em lascas sobre o creme, cubra as tortinhas com o merengue e doure em grill.



Escrito por Naninha às 10h50
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Creme de cupuaçu

Este doce já virou um clássico das reuniões aqui em casa. Desta vez,  foram servidos em copinhos com chocolate granulado, bem prático. Eu adoro este creme! Então, ai vai a receita.

RECEITA - Creme de cupuaçu

Ingredientes
1 lata de leite condensado
2 gemas
100-120g de
polpa de cupuaçu
1 colher de sopa de manteiga
Chocolate granulado para decorar

Modo de preparo
Numa panela, leve todos os ingredientes ao fogo baixo, mexendo sem parar até desgrudar completamente do fundo da panela. Passe para uma vasilha e deixe esfriar. Sirva com chocolate granulado.

Receita adaptada do livro As doceiras, Carla Pernanbuco e Carolina Brandão, Companhia Editora Nacional



Escrito por Naninha às 11h05
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Mocha cupcake

A melhor massa de muffin/cupcake que eu já comi. Sem exagero. O bolinho fica fofo e bem molhadinho. Já repeti a receita três vezes, e olha que a primeira vez foi no sábado. Peguei a receita neste blog.  Só tive de fazer uma alteração na cobertura, usei licor de café em vez de Kahlúa.

Empolgada com a aparência do bolinho na foto, até comprei o bico e o saco de confeiteiro. Mas já era tarde quando me dei conta de que deveria ter colocado o bico no saco de confeiteiro antes de enchê-lo. Só me restou, então, brincar.

As coisinhas para muffin (forma de papel, bico, saco de confeiteiro) eu comprei na Barra Doce.



 fotos ampliadas

RECEITA - Mocha Cupcake
Rendimento - 12 unidades

Ingredientes
Massa
1 1/3 xícara de farinha trigo
1/3 xícara de cacau em pó unsweetened
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher de chá de sal
1/2 xícara leite
1/2 xícara de café forte, em temperatura ambiente
1/2 xícara manteiga, em temperatura ambiente
1/2 xícara de açúcar granulado
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 ovo grande, em temperatura ambiente

Modo de preparo
1. Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre 12 formas de muffin com papel. Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o cacau em pó, o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.
2. Em outra tigela, combine o leite e o café, reserve. Usando uma batedeira, em velocidade média-alta, bata a manteiga e os açúcares juntos até obter um creme leve e fofo, deve durar de 2 a 3 minutos. Adicione os ovos e bata até que os ingredientes estejam combinados.
3. Adicione a mistura de farinha em 3 adições, alternando com a mistura do leite em 2 adições (ou seja: farinha, leite, farinha, leite, farinha), batendo em baixa velocidade até os ingredientes se misturarem; raspe as laterais da tigela, conforme necessário.
4. Distribua a massa nas forminhas de muffin, enchendo 3/4 de cada uma. Asse até que um palito inserido no centro saia limpo (20-25 minutos_. Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos. Transfira os bolinhos para a grade e deixe esfriar completamente (cerca de 1 hora).

Creme
110g cream cheese, em temperatura ambiente
6 colheres sopa de manteiga, em temperatura ambiente
2 1/2 colheres de sopa de Kahlúa/ ou licor de café
2 xícaras de açúcar de confeiteiro

Modo de preparo
Em uma tigela, junte o cream cheese e a manteiga até obter um creme fofo. Acrescente o Kahlúa e, em seguida, o açúcar, uma xícara de cada vez, até que cobertura atinja a consistência desejada. Aplicar sobre os bolinhos.



Escrito por Naninha às 15h54
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Em breve



Escrito por Naninha às 23h24
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 




Meu perfil
BRASIL , Sudeste , Mulher , direto da cozinha lá de casa



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, Homem, direto do fogão e da adega
Histórico
Outros sites
  101 Cookbooks
  Arabic Bites
  Cafezinho das cinco
  Comidinhas do bem
  Chocolate e Companhia
  Chocolatria
  Chucrute com Salsicha
  Cozinha da Fabi
  Cravo da Índia
  Culinary Concoctions
  Dia de Domingas
  Cream Puffs In Venice
  Diga Sim
  Elise
  Elvira's Bistrot
  Emucillo
  Experiências de Viagem
  Flavia 'n Flavors
  Fun and Food
  Gastronautas Amadores
  Gastronotas
  La Ciliegina Sulla Torta
  La cucinetta
  L'amour dans l'assiette
  La Tartine Gourmande
  Manga com pimenta
  Pannacotta
  Panela de cobre
  Pitadinhas
  Receitas da Filipa
  Receitas Nani
  Tigela de yakissoba
  Tô na cozinha!
  Women Glow
Technorati Profile
Votação
  Dê uma nota para meu blog