Papel Manteiga


Brownie de chocolate duplo

Mais uma receita do livro Martha Stewart's Cookies. Mudei apenas a quantidade de chocolate, para mais, é claro. A receita original pedia 170g e eu coloquei 200g. Este brownie da Martha Stewart é cremoso e tem uma casquinha crocante por cima. A receita leva sal grosso, a mistura ficou interessante.  Aprovado!



RECEITA - Brownie de chocolate duplo

Ingredientes
6 colheres de sopa de manteiga sem sal, e mais para untar
200g de chocolate meio amargo picado.
1/4 de xícara de cacau em pó
3/4 de xícara de farinha de trigo
1/4 de colher de chá de fermento em pó
1/4 de colher de chá de sal grosso
1 xícara de açúcar
2 ovos grandes
2 colheres de chá de essência de baunilha

Modo de Preparo
Preaqueça o forno a 180°C. Unte o fundo e os lados de uma assadeira quadrada de 20cm de lado (ou uma fôrma retangular pequena); forre-a com papel-manteiga.

Coloque o chocolate meio amargo, o chocolate em pó e a manteiga em uma vasilha de metal (ou refratária) e leve ao fogo baixo em banho-maria. Mexa de vez em quando, até que o chocolate derreta. Reserve.

Em outra vasilha, peneire a farinha o fermento e junte o sal grosso. Reserve.

Na batedeira, bata os ovos, o açúcar e a baunilha por cerca de 4 minutos, até ficar esbranquiçado. Junte a mistura de chocolate já morna e bata em velocidade baixa. Adicione a mistura de farinha, mexendo devagar, até que todos os ingredientes se incorporem. Deixe assar por 35 minutos; após esse tempo, o brownie deve estar brilhante e com a superfície levemente craquelada. Para testar o ponto, enfie um palito no centro: ele deve sair um pouco pegajoso.

Deixe esfriar por 1 hora, no mínimo, antes de desenformar.



Escrito por Naninha às 16h29
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Não vá embora antes do café! Lime Meltaways

Já faz um tempinho, ganhei este livro  e estava mesmo querendo usá-lo, quando a Márcia me pediu para levar uns biscoitos para o almoço de domingo. Adorei. Escolhi os biscoitos de limão e, da receita original, só mudei a quantidade de limão. Parece que aqui o limão é mais forte.  O biscoito realmente derrete na boca.

Lime Meltaways
rendimento: muitos

Ingredientes
3/4 (150g) xícaras de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara de açúcar de confeiteiro
raspas da casca de 1 limão
1 colher de suco de limão
1 colher de chá de essência de baunilha
1 3/4 xícaras mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 colheres de sopa de amido de milho
1/4 de colher de chá de sal grosso

Modo de Preparo
Coloque a manteiga na batedeira e bata até ficar cremosa. Acrescente 1/3 de xícara de açúcar de confeiteiro. Bata em velocidade média até obter uma pasta fofa e esbranquiçada. Adicione o suco de limão, as raspas e a baunilha. Retire da batedeira e misture a farinha de trigo, o amido e o sal. Não misture muito, apenas o suficiente para que todos os ingredientes estejam incorporados. Divida a massa na metade e, com papel manteiga, molde dois rolos de cerca de 2cm de diâmetro. Coloque na geladeira por no mínimo 1 hora (eu deixei de um dia para o outro). Pré-aqueça o forno a 180°C, remova o papel dos moldes e corte-os em discos de cerca de 1cm de espessura. Disponha-os na assadeira e asse por cerca de 13 minutos, até que fiquem levemente dourados. Espere os biscoitos esfriarem um pouco e depois de cerca de 8-10 minutos, empane-os nos 2/3 restantes do açúcar de confeiteiro.

Receita adaptada do livro: Martha Stewart's Cookies. Clarkson Potter/ Publisher New York



Escrito por Naninha às 11h12
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Cupcakes de Páscoa

Eu nunca tinha feito um cupcake. Diz-se que a principal diferença entre um cupcake um muffin é a cobertura, outra diferença está no modo de preparo. Ao fazer o muffin, geralmente não se usa a batedeira, mistura-se os ingredientes líquidos e os secos, já o modo de preparo do cupcake é bem parecido com o de bolo. Primeiro bate-se a manteiga e o açúcar, depois os ovos e assim por diante. Há ainda quem diga que um é pão (muffin) e o outro é bolo (cupcake) Mas tenho minhas dúvidas se são mesmo tão diferentes assim. O que sei é que os dois são bolinhos igualmente deliciosos. Este, em especial, me agradou muito. Uma textura macia e densa e com uma casquinha levemente crocante, na parte superior do bolo. Deve ser por causa da manteiga.



A manteiga, coitada, é cada vez mais rejeitada (colesterol, gordura etc), mas a verdade é que este cupcake, que leva muita manteiga, ficou delicioso. Há um diálogo muito bom entre dois chefes no filme Sem Reservas. Eles definem muito bem a importância da manteiga na culinária e comentam que os três segredos da cozinha francesa são manteiga, manteiga e manteiga.  A revista Go Where faz uma prova de manteiga, leia mais aqui

Cupcakes de Páscoa
Rendimento 12 cupcakes pequenos

Ingredientes
8 colheres de sopa de manteiga, temperatura ambiente
120g de açúcar
2 ovos
80g de farinha de trigo com fermento
20 g de cacau em pó

Cobertura
3 colheres de sopa de manteiga
90g de açúcar de confeiteiro
1/2 colher de sopa de leite
algumas gotas de essência de baunilha
Chocolate em gotas para enfeitar

Modo de Preparo
Pré-aqueça o forno a 180°C. Prepare 12 formas pequenas de muffin com formas de papel e reserve. Em um recipiente, misture a manteiga e o açúcar, bata com uma garfo (ou batedeira) até que fique uma mistura leve e crem,osa. Acrescente os ovos, 1 a 1, batendo bem depois de cada adição. Acrescente a farinha e o cacau em pó peneirados. Misture todos os ingredientes delicadamente até que todos os ingredientes se incorporem. Preencha 3/4 do volume de cada forminha e asse por cerca de 15 a 20 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Cobertura
Coloque a manteiga em um recipiente e bata até obter um creme, misture o açúcar e bata. Acrescente o leite e a essência de baunilha, misutre bem. Depois de frios, cubra os cupcakes com este creme e enfeite com chocoalte em gotas.



Escrito por Naninha às 10h28
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Dica de site

Gosta de fotos de comida? Então passa lá:
Sara Kaye
Lara Hata
Canelle et Vanille
Emma Lee



Escrito por Naninha às 20h42
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 




Meu perfil
BRASIL , Sudeste , Mulher , direto da cozinha lá de casa



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, Homem, direto do fogão e da adega
Histórico
Outros sites
  101 Cookbooks
  Arabic Bites
  Cafezinho das cinco
  Comidinhas do bem
  Chocolate e Companhia
  Chocolatria
  Chucrute com Salsicha
  Cozinha da Fabi
  Cravo da Índia
  Culinary Concoctions
  Dia de Domingas
  Cream Puffs In Venice
  Diga Sim
  Elise
  Elvira's Bistrot
  Emucillo
  Experiências de Viagem
  Flavia 'n Flavors
  Fun and Food
  Gastronautas Amadores
  Gastronotas
  La Ciliegina Sulla Torta
  La cucinetta
  L'amour dans l'assiette
  La Tartine Gourmande
  Manga com pimenta
  Pannacotta
  Panela de cobre
  Pitadinhas
  Receitas da Filipa
  Receitas Nani
  Tigela de yakissoba
  Tô na cozinha!
  Women Glow
Technorati Profile
Votação
  Dê uma nota para meu blog