Papel Manteiga


Sugar high

Eu não tenho muita lembraça da minha infância, mas, do que eu comia, eu me lembro bem. Nesta ida ao passado, me dei conta da minha adoração por doce.

Em casa, quando criança, o meu lanche da tarde favorito era, vejam só, gemada. Lembro-me perfeitamente de pedir para a Duda, a senhora que trabalhava na casa da minha mãe, fazer gemada. Adorava ver aquela gema amarelinha ficar esbranquiçada. Gostava de sentir os grãos de açúcar daquele creme delicioso e nem sentia o cheiro da gema. 

Da casa da minha avó Odete, me lembro especialmente dos bolinhos de chuva salpicados com canela e açúcar. Às vezes, comia colheres desta mistura enquanto esperava o bolinho ficar pronto. Também me lembro dos suspiros caseiros com um leve toque de limão.

Do sítio em Laranjal Paulista, onde eu passava férias com todos os primos, eu não me esqueço da bisnaguinha que minha avó fatiava ao meio, cobria com manteiga e açúcar e levava ao forno para dourar. As melhores eram aquelas que formavam uma camada bem grossa de açúcar dourado. Delícia! Ah, ainda tinha o passeio com o meu tio até a sorveteria da praça de Laranjal.

Também pode ser hereditário. Minha avó Júlia não vivia sem doce. Se não tivesse um docinho para matar a vontade, ela comia colheradas de açúcar.


Minhas avós Odete e Júlia



Escrito por Naninha às 15h31
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Muffin de iogurte

Estes muffins foram feitos pelo Lavi, o recheio e a cobertura, por mim. Adoro quando cozinhamos juntos. Muitas vezes, ele faz o prato salgado e eu o doce. Mas, ultimantente, ele anda mesmo querendo se aventurar pelo maravilhoso mundo dos doces.

A receita original continha gotas de chocholate e nada de cobertura ou recheio, fiz uma adaptação. A massa, como toda a massa de muffin, não precisa ser batida na batedeira. O principal do muffin é misturar bem todos os ingredientes antes de colocar a farinha. Depois de colocar a farinha, deve-se misturar apenas o suficente para que a farinha se incorpore à massa. Depois de prontos, esperei a massa esfriar e segui os mesmos passos do muffin surpresinha, só que desta vez com recheio de chocolate.


Muffin de iogurte
Rendimento - 12 muffins

Ingredientes

Muffin
3 colheres de sopa de margarina/manteiga
200g de açúcar
2 ovos grandes
150ml de iogurte natural
5 colheres de sopa de leite
300g de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de soda

Recheio
4 colheres de sopa de manteiga
100g de açúcar confeiteiro (peneirado)
80g de chocolate meio amargo (derretido em banho-maria)

Cobertura
80g de chocolate meio amargo
1 cholher de chá de manteiga
1 colher de sopa de leite

Modo de preparo

Muffin

Pré-aqueça o forno a 200°C. Prepare 12 forminhas de muffin (podem ser formas de silicone ou uma bandeja como a acima, com 12 espaços) com as formas de papel e reserve. Em um recipiente, misture a manteiga e o açúcar, bata com uma colher de pau até que fique uma mistura leve. Acrescente os ovos, o iogurte e o leite, bata até que todos os ingredientes se incorporem. Em outro recipiente, peneire a farinha e o bicarbonato. Junte a mistura de ovos à mistura de farinha e preencha 3/4 do volume de cada forminha e asse por cerca de 15 minutos ou até que os bolinhos fiquem levemente dourados. Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio
Na batedeira, bata a manteiga até que ela fique fofa, acrestente o açúcar aos poucos e bata até obter uma mistura fofa. Adicione o chocolate derretido e bata até que todos os ingredientes estejam bem misturados.

Cobertura
Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria e misture bem. Acrescete o leite e vá misturando até obter uma mistura cremosa.

Montagem
Espere os bolinhos esfriarem completamente. Afunde um cortador no centro de cada muffin. Com uma colher, retire o miolo marcado. Preencha com o recheio e recoloque o miolo retirado. Se não quiser que o miolo fique mais alto do que o bolo, corte uma parte dele, antes de recolocá-lo no muffin. Cubra com a cobertura.



Escrito por Naninha às 16h26
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




Grão de Quinua Real

Não dá! Com este calor escaldante, forno e eu não conseguimos chegar perto um do outro. Sendo assim, receitas de bolo vão ficar para quando a temperatura estiver um pouco mais amena. Enquanto isso, estou comendo bastante salada e, para não ficar só nas saladas de folhas, experimentei a quinua. A quinua real em grão era a base da alimentação utilizada no império Inca, e hoje é utilizada até na alimentação dos astronautas (ui!), pelo seu alto poder nutritivo.



Gostei! Para cozinhar o grão, use duas medidas de água para cada medida de quinua. O grão estará cozido quando tiver dobrado de tamanho. Para a salada da foto, não usei medidas, mas fica a idéia. Refogue cebola, cenoura picada e curry. Em seguida, misture a quinua (cozida) e cozinhe, em fogo baixo, por cerca de 5 minutos. Finalize com cebolinha picada, sal e pimenta a gosto. Aqui você encontra receitas e outras informações sobre a quinua real.     



Escrito por Naninha às 09h40
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]




DICA DE VINHO - QUINTA DA ESPIGA

Este vinho me foi apresentado por um amigo e desde então virou uma boa alternativa para dias de dúvida na prateleira do supermercado.

Feito pela Casa Santos Lima numa região de Portugal que tem ficado popular nos últimos anos, Estremadura, é um corte das uvas tintas Castelão, Touriga Nacional, Syrah e Tinta Roriz. Chega a passar por carvalho, mas nada que altere demais o aroma e o sabor. Graduação alcoólica geralmente de 12,5%.

É um tinto leve que agrada à maioria das pessoas, bem despretensioso, pronto para beber ainda jovem, bastante frutado tanto no aroma como sabor.

Encontrado em supermercados e diversas lojas de bebidas, tem preço variando entre R$ 25 e R$ 40 em São Paulo.



Escrito por Lavi às 11h46
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 




Meu perfil
BRASIL , Sudeste , Mulher , direto da cozinha lá de casa



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, Homem, direto do fogão e da adega
Histórico
Outros sites
  101 Cookbooks
  Arabic Bites
  Cafezinho das cinco
  Comidinhas do bem
  Chocolate e Companhia
  Chocolatria
  Chucrute com Salsicha
  Cozinha da Fabi
  Cravo da Índia
  Culinary Concoctions
  Dia de Domingas
  Cream Puffs In Venice
  Diga Sim
  Elise
  Elvira's Bistrot
  Emucillo
  Experiências de Viagem
  Flavia 'n Flavors
  Fun and Food
  Gastronautas Amadores
  Gastronotas
  La Ciliegina Sulla Torta
  La cucinetta
  L'amour dans l'assiette
  La Tartine Gourmande
  Manga com pimenta
  Pannacotta
  Panela de cobre
  Pitadinhas
  Receitas da Filipa
  Receitas Nani
  Tigela de yakissoba
  Tô na cozinha!
  Women Glow
Technorati Profile
Votação
  Dê uma nota para meu blog